terça-feira, 3 de novembro de 2009

Brasilia Games 24 e 25 de Outubro 2009






Sábado


A segunda edição do Brasília Games, no complexo esportivo do Cave (Guará) foi palco de mais um evento grandioso nos dias 24 e 25 neste mês. Organizado pela Sejus (Secretaria de Justiça) e Administração Regional do Guará, atraiu um público estimado em 70 mil pessoas ao local, onde puderam conferir competições de skate, Bung Jump, motocross, bicicross, escalada, montainboard, pára-quedismo, graffite, capoeira... Além de apresentações variadas e shows musicais que contaram com Batidão Sonoro S/A, Mc Rapadura, Plebe Rude, Detonautas, entre outras. Houve um Half-pipe na área onde seria feita uma apresentação com os skatistas Otávio Neto e Roney Gomes, ambos de São Paulo. Mas não ocorreu, pois ficou impróprio para uso de qualquer skatista. Talvez tenha faltado escutar skatistas, erro comum dos leigos.

O campeonato na pista de street ficou por conta da ASC e como nosso entendimento se limita a falar de skate num evento como esse, tão diversificado de modalidades, vamos em frente.

As atividades do skate começaram as 11h30m do sábado na pista de street, com as competições da categoria mirim (uma bateria de 11 competidores com final direta) e iniciante (3 baterias de 10 atletas). No mirim, a categoria que cativa a quem assiste, o campeão foi Richard Carvalho, seguido de Pedro Leal em segundo, e Rafael Souza em terceiro. No iniciante quem levou o caneco foi o estreante na categoria André Willian, atleta do Riacho Fundo I. Em segundo, o também estreante na categoria Gabriel Erckman, local do Núcleo Bandeirante. Em terceiro ficou Bruno Irlan do Guará. Finalizando o dia, shows e mais shows para o público e atletas de todas as modalidades praticadas ao longo da programação.






Domingo

O domingo de sol escaldante reverteu a previsão da chuva que é sempre eminente nessa época do ano. Como ela não veio o show ficou por conta dos amadores, que às 14h começaram a competição. Os melhores skatistas brasilienses fizeram uma eliminatória dividida em quatro baterias com 10 cada uma. Total de 81 inscritos. Ah claro, as inscrição custavam um quilo de alimento e todos fizeram sua parte.

Vários nomes estão participando e evoluindo bem nos campeonatos recentes por aqui, e isso é ótimo para o crescimento do esporte. Hugo César, Tiaguinho, Rafinha, Caio, Wesley, Welington, Tiago Secura... Outros nomes já conhecidos também marcaram presença, caso do Alber Leandro e sua volta às competições, que ainda em fase de recuperação após uma complicada cirurgia no joelho- é doido- pôde ir para a final com um rolê solto. Nazal que a muito não aparecia, Kbeça da Ceilândia que arrebentou, Marcão Vasconcelos com suas variações surreais, e seu irmão “Peixe”, relembrando como se compete... Enfim, todos esses e mais alguns passaram pela eliminatória muito disputada com apenas uma volta.

Ao som de AC/DC e Creedence, a grande final foi show! Chikim no microfone narrava as manobras transmitindo muita vibe para a arquibancada e em volta da pista- e quanta gente, hein!








Os dez skatistas competiram na final com duas voltas de um minuto cada um, muitos andaram bem, e como de praxe falemos dos três primeiros colocados, começando pelo terceiro lugar: Dennes Ferreira, de Taguatinga. Bem conhecido da platéia, ficou a vontade para mandar frontside tail e board slide, frontside fift no corrimão maior, entre outras. Em segundo Ygo Anderson onde seu histórico é baseado na pista pública do Cruzeiro. Fez uma volta “supimpa” e variou por toda pista mandando feeble grind, frontside tail slide e backside five-o no degrau da 45, blunt to one truck na parede de wallride, backside fift no corrimão quadrado... Agora, quem cresce a cada competição que entra é ele: Igor Calixto, local do Núcleo Bandeirante. Backside lipslide no corrimão maior, flip five-o no caixote do solo, nollie backside fift no caixote, entre outras. Incontestável vitória. Parabéns.

Houve grande público que presenciou tudo e gostou do que viu nesta edição do Brasília Games, quem organizou também gostou do que viu, pois segundo o responsável pela Coordenação para Assuntos da Criança, Adolescente e Juventude da Sejus, Todi Moreno o evento já foi aprovado para entrar no calendário oficial de eventos da cidade do Guará em Abril de 2010 realizando também uma edição especial homenageando o aniversário dos 50 anos da capital federal em plena esplanada dos ministérios.

Classificação:
MIRIM1º

1º richard carvalho
2º pedro leal
3º rafael souza
4º pedro silveira
5º ygor gabriel
6º gustavo maciel
7ºarthur cunha
8º yvaldo macedo
9º krystian lucas
10º alan diego

INICIANTE

1º André William
2º Gabriel
3º Bruno Irlan
4º Wagner Souza
5º Caio Rogério
6º carlos Júnior
7º Danilo Luiz
8º Caique Vieira
9º Lucas Nijelschi
10º Cléssio Pereira

AMADOR

1º Igor Calixto
2º Ygo Anderson
3º Dennes Ferreira
4º Lúcio Kabeça
5º lehi leite
6º secura















Fotografias - Sr. Willian e Jefferson Modesto

Texto - Maurício Magalhães


Um comentário:

Unknown disse...

foi style o evento!
valeu, abraço.
Chikin