quarta-feira, 22 de junho de 2011



Os mais de dez mil skatistas do Distrito Federal tiveram o que comemorar nesta terça-feira (21), quando é celebrado o dia mundial do esporte. Eles receberam a notícia de incentivo, apoio e investimento para o esporte, em sessão solene realizada no plenário da Câmara Legislativa. Durante o evento, de iniciativa do deputado Professor Israel Batista, o subsecretário de mobilização social e promoção da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Felipe da Cunha, anunciou R$ 2 milhões de reais, em emendas, para a construção de novas pistas.

O Professor Israel Batista defendeu que a verba também fosse aplicada na revitalização das mais de 20 pistas já construídas e, atualmente, abandonadas, uma antiga reivindicação das associações de skatistas do DF. “De que adianta ter pistas de skate, se os espaços não permitem a prática e não refletem a realidade do esporte? Brasília não pode ficar de fora do circuito dos grandes eventos do skate, precisa de incentivos assim”, defendeu o deputado.

O objetivo da iniciativa era justamente colocar na pauta da Casa reivindicações quanto a políticas públicas voltadas para o esporte e encontrar soluções para as carências dos que praticam a modalidade. O vice-presidente da Associação de Skates do DF (ASKY), Celi Caetano, defendeu a criação de uma federação em Brasília, revitalização das pistas, incentivo do governo, capacitação e profissionalização das associações envolvidas com o skate, promoção de uma agenda para eventos esportivos nas satélites.

Na próxima semana, o deputado encaminhará algumas sugestões de reformas imediatas nas pistas de skate do DF. “As demandas vieram dos próprios skatistas e eu faço questão de ser porta-voz desses pedidos. O ideal é definir com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania como investir esses R$ 2 milhões da melhor forma, respeitando as reivindicações de quem usa o skate”, afirmou o Professor Israel. Outra idéia, é aplicar parte dos investimentos na estrutura e outra parte, proveniente de emendas do deputado, em eventos e circuitos nacionais.

Um comentário:

AFelipe disse...

Gostaria de atentar para o fato que as novas ciclovias estão sendo construídas com um piso muito abrasivo, que compromete o seu uso pelos skatistas e patinadores. Seria possível que a associação de skatitas intervisse para que o piso fosse mais liso, propiciando o uso das novas ciclovias pelos patinadores e skatistas ?