Em 2004, um grupo de skatistas se reuniu para promover o campeonato “Skate Solidário 2004”, com o intuito de incentivar o skate e contribuir com a comunidade do cruzeiro, como, o lar dos velhinhos (Cruzeiro Novo) e a creche pública do Cruzeiro Velho. As doações de alimentos, agasalhos, roupas e fraldas geriátricas foram destinadas a estas instituições. O objetivo foi concluído, as instituições locais se beneficiaram com o evento e o nível do skate cresceu. Com a pró-atividade de algumas pessoas que decidiram por conta própria, não esperar acontecer.
Com a queda de eventos de skate em 2005 fizeram skatistas da cidade se movimentarem para realizar uma BIG Reunião, iniciando o processo de constituição de uma associação de skate. O nome ASDFE (Associação de Skate do Distrito Federal e Entorno) foi escolhido, nesta reunião estavam presentes: Nego Bala, Renatinha, Ana Cristina, Ygo, Gera, Cleber, Fabio, Chikin, Gutemberg, Magalhães, Filipe Quirino, Washington, Helen, Perninha, Zé Colmeia, Dennes, Intruso, Rafael “Ócrim”, Toquinha, DJ Bola, Jenny, Hadda, DJ Batma, Zé gotinha, Magneto, Alberto, Jeová, Neto Gadioli, Pardal, Fubá, Marcelo Vasconcelos, Rebeca, Kelly “BSB Girls”, Pipoca, Júnior entre outros, onde aconteceu a primeira e única eleição. O processo de eleição foi totalmente democrático, na primeira reunião oficial que aconteceu no Setor Bancário Sul, todos os presentes puderam votar em três nomes que se candidataram a presidência, Maurício Magalhães, Franscisco Pessanha “Chikin” e Gerailton “Gera”. Franscisco Pessanha Neto foi o eleito com a maioria dos votos, a partir daí originou-se a primeira diretoria da ASDFE.
O nome ASDFE teve que mudar. Todos os documentos necessários para o registro foram formalizados, porém no ato do registro, tomamos conhecimento que o nome já estava registrado, e a mesma era inativa. Mudamos o nome e registramos como ASC. Desde então muita gente participou, muita gente deixou de participar, novos parceiros chegaram e muita coisa aconteceu. Escolinhas de Skate, Projetos de Pistas, Campeonatos, Dia Mundial do Skate entre outros projetos sociais e culturais, sempre sem receber nenhuma remuneração por isso, muitas vezes tirando do próprio bolso. Todos os membros da ASC compartilham o seu tempo entre trabalho, família, skate e correria pelo skate, sempre buscando aliados afim de manter e fortalecer o trabalho. Contando com pouco engajamento e sentimento de unidade, faltam recursos para manter uma sede, com intuito de concentrar e manter uma relação maior com os associados.
A iniciativa de cada um é imprescindível para fortalecer o skate de Brasília e despestar a atitude de formar novas associações que possam, futuramente, constituir uma Federação Brasiliense de Skate. Beneficiando skatistas, veículos de comunicação, fotógrafos, videomakers, lojas, marcas locais e o mercado do skate. Isso eleva o nível e profissionaliza o esporte, abrindo oportunidades para atletas e novos adeptos. As criticas são bem vindas quando construtivas e acompanhadas de atitudes e participação. Opinar é uma liberdade de expressão que todos tem direito. Fazer é essencial para que as coisas aconteçam. A ASC esta aberta a opiniões e a quem quiser participar, procurando sempre a evolução.
Atenciosamente,
ASC - Associação de Skate da Capital
e-mails: ascbsb@hotmail.com \ ascbsb@gmail.com
Projeto de Férias Escolinha de Skate 2007 - ASBAC
Nenhum comentário:
Postar um comentário